- Primeiramente, abra seu Adobe Lightroom (no caso eu uso a versão 3.3) e importe a fotografia escolhida.
- Para dar o estilo de foto envelhecida, foi reduzido a saturação (saturation) em torno de 70%, o brilho (brightness) foi aumentado em 7 pontos, foi reforçado os tons escuros (blacks) da foto, o balanço de branco (WB: Temp e Tint) foi radicalmente alterado para deixar a fotografia mais amarelada (ou seja com um tom mais quente) e como os tons escuros (blacks) da foto foram reforçados obviamente a exposição (exposure) teve que ser aumentada para compensar .
Um elemento fundamental que não pode faltar em uma “Analógica fake” é o granulado (grain), é importante adicionar bastante grain para obter o resultado e também não se esqueça que o granulado de fotos analógicas é sempre grande, então mude o size para 61.
Para finalizar este processo, foram alteradas as propriedades de “camera calibration” para chegar mais próximo a cor“semi-sépia”. A foto abaixo mostra o processo de cada um dos passos explicados:
- Agora vamos para a parte divertida, o Light leak! Mas primeiro, o que é light leak
" Light leak ou fuga de luz é um buraco ou abertura no corpo de uma câmara onde a luz é capaz de “vazar” para dentro da câmara, normalmente à prova de luz, expondo o filme ou o sensor de luz extra. Esta luz é difusa, embora as peças dentro da câmara podem lançar sombras ou refletir de uma maneira particular. Na maioria dos casos isso é considerado um problema. Dentro do movimento lomography ele é visto como um efeito positivo, dando imagens com caráter."
- Para fazer o light leak, usaremos o Graduated Filter (ou filtro graduado) uma ferramenta presente no Lightroom indicada pelo ícone de um retângulo em degradê
É totalmente pessoal a preferência do tamanho, lado e “estrutura” do light leak, no meu caso, fiz na parte inferior da foto, isso vai a seu gosto. É importante saber que o light leak tira o contraste da fotografia e como ele “queima” o filme, a ideia é parecer com que este efeito fique realista, então usei uma cor laranja forte ,com o contraste -100, brightness em +144 e o exposure em 0,42 para dar a sensação de que é um highlight queimado na foto, também é possível aumentar a saturação em 50% para tornar este efeito ainda mais intenso.
- O mesmo processo foi feito novamente com um graduated filter em cima do outro já aplicado para deixar a borda mais semelhante ao efeito real, neste caso em especial, a cor usada foi o vermelho, a saturação ficou -44, o brightness 0 e a exposure 1,63 resultando na foto a seguir:
E o resultado ficou assim:
E essa é outra foto com o mesmo efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário